• Facebook
  • Twitter

30 de outubro de 2016

Projeto do Desmatamento Zero é aberto para consulta


Há quase um ano entregamos no Congresso Nacional o Projeto de Lei do Desmatamento Zero, que contou com o apoio de mais de 1,4 milhão de cidadãos e propõe o fim do desmatamento de florestas no Brasil. Agora, a proposta acaba de ser aberta para consulta pública e todo mundo pode participar!

Veja a reportagem completa no link abaixo e participe!


29 de outubro de 2016

PV - Plantio de Mudas - Brasília


Neste sábado dia 29/10/16 o grupo de voluntários de Brasília fez um plantio de mudas do cerrado e frutíferas no parque de taguatinga - TAGUAPARQUE. O objetivo é contribuir para o repovoamento das áreas que não tem vegetação e que já foram removidas pelo ser humano ou força da natureza, e com isso recuperar o ecossistema degradado e aumentando os recursos hídricos dentre outras contribuindo para recuperação do meio ambiente.

24 de outubro de 2016

Mobilização Nacional


Associação de Vaquejada se desespera com decisão do STF e banca manifesto com a covarde presença de animais em Brasília

Audiência Pública discute as Vaquejadas nesta terça. Veterinária do Fórum Animal irá comprovar os maus tratos e pede participação popular contra esta crueldade

Depois de o STF haver considerado a prática das vaquejadas como cruel e contrária à Constituição Brasileira, a questão agora será discutida em audiência pública da Comissão de Esporte da Câmara dos Deputados, nesta terça-feira, dia 25/10.

A veterinária Vânia Nunes, diretora técnica do Fórum Nacional de Proteção e Defesa Animal, foi convocada para participar e irá apresentar laudos técnicos que provam ser impossível minimizar o sofrimento animal nesta atividade primitiva e brutal.

“Os relatórios veterinários comprovam: artifícios como protetor de cauda só tentam disfarçar a desfragmentação da coluna vertebral que acontece nos bovinos. Laçadas e derrubadas causam lesões irreparáveis e morte”, diz Vânia.

A vaquejada é uma prática deseducativa que estimula a violência. Não se pode em nome da “tradição” e da “cultura” permitir exploração do sofrimento animal, nem considerar “esporte” uma atividade onde existe um contendor em desigualdade absoluta de condições.

A própria ministra Cármen Lúcia, presidente do STF, enfatizou que nem toda tradição deve ser mantida: “Cultura também se muda e muitas foram levadas nessa condição até que se houvesse outro modo de ver a vida, e não só a do ser humano”, disse na ocasião em que julgou ilegal a lei que regulamentava a prática no Ceará.

Esta também é a opinião do público. Em recente enquete realizada pelo portal alagoano Gazetaweb com 1 milhão de votantes, 38% foram a favor e 61% contra as vaquejadas. No site do Senado, 13 mil pessoas votaram a favor da prática, enquanto mais de 40 mil votaram contra projeto de lei que considera rodeios e vaquejadas como patrimônio cultural.

Ainda assim, na contramão do fluxo civilizatório e desesperada com a decisão do STF, a Associação Brasileira de Vaquejadas está convocando uma “mobilização nacional” para o dia da audiência. Eles prometem levar tropas de animais ao local, numa clara demonstração de que realmente não se preocupam com o desgaste físico dos animais ao submetê-los à estressante viagem até Brasília.

Por trás das intenções de “manter a tradição” e “gerar empregos”, a AVAQ esconde os reais interesses na prática: os lucros que obtém anualmente com a criação e venda dos cavalos usados nas provas, contratos de publicidade e shows musicais, que poderiam continuar, porém sem o uso de animais.

O Fórum Animal convoca os jornalistas a divulgar a convocatória que faz a entidades e indivíduos conscientes a apoiarem a apresentação da Dra. Vania Nunes e a fazerem um coro uníssono contra esta famigerada e covarde “tradição”.

Ajude-nos a divulgar, espalhe em suas redes, compartilhe nossos posts do Facebook!

Serviço:
Audiência Pública da Comissão de Esporte da Câmara dos Deputados. Anexo II, Plenário 04. Brasília, DF.
Quando: 25/10 às 14h30

#VaquejadaNão
#BrasilSemRodeios

Mais informações: comunicacao@forumanimal.org/ (21) 99986-4856 – Elizabeh Mac Gregor
Assista ao documentário Rodeio: de que lado você está?

SOBRE O FÓRUM NACIONAL DE PROTEÇÃO E DEFESA ANIMAL
Com mais de 15 anos de atuação, o FNPDA é a maior rede de proteção animal do Brasil, com 128 entidades afiliadas em todas as regiões do País. Atua na disseminação de respeito e defesa dos animais,  lutando para construir uma sociedade onde a compaixão pela vida animal seja um valor nacional, compartilhado por todos os brasileiros. Além disso, as afiliadas do FNPDA provêem cuidado direto para milhares de animais que são vítimas de abuso, abandono ou tráfico.

12 de outubro de 2016

PV - Santuário das Baleias no dia das Crianças - Brasília

                                                           
Nesse dia 12 dia das crianças o grupo local do greenpeace de brasília realizou uma atividade sobre a campanha SANTUÁRIO DAS BALEIAS, com pintura de rosto, desenhos pra criançadas,  tabuleiro e com as assinaturas da petição que possibilita a criação do Santuário de Baleias no Atlântico Sul é a medida mais urgente para proteger 51 espécies de baleias e golfinhos! 
A Comissão Internacional da Baleia votará a criação do Santuário entre 20 e 28 de outubro, na Eslovênia. O Greenpeace e várias outras ongs ambientais estão lutando pelo Santuário, ajude-nos a pressionar os países a aprovar essa importante área de proteção! Assine a petição e saiba mais em www.santuariodasbaleias.org.br

10 de outubro de 2016

Ponto Verde - Santuário das baleias: Eu apoio! - Brasília

O Grupo de Voluntários do Greenpeace Local de Brasília convida a todos (Voluntários e Ambientalistas) a participarem com a gente da atividade sobre o Santuário das baleias.

Países como o Japão continuam pressionando para que a caça comercial seja reaberta e suas indústrias baleeiras possam operar em todos os oceanos. Quase 3 milhões de baleias foram mortas só neste último século.
E VOCÊ PODE AJUDAR A MUDAR ESSA SITUAÇÃO! :)
Esse PV será aberta a todos não apenas para os voluntários já ativos no grupo, como também aos novos voluntários que tenham interesse em participar das atividades locais. Iremos fazer pintura de rosto e pegar assinaturas em apoio a campanhas Santuário das baleias.
12 Outubro 2016 - 09:00 até 14:00 BRT
Eixão do Lazer na altura da 115 Norte - Brasília Eixo Rodoviário de Brasília 

SANTUÁRIO das baleias: EU APOIO!


Tutorial Origami de Baleias



Você pode mostrar seu apoio para a criação do Santuário de Baleias no Atlântico Sul criando e personalizando o seu próprio origami de baleia e postando aqui no Greenwire e nas suas redes sociais, com a hashtag: #SantuarioEuApoio
Mais informações: http://www.santuariodasbaleias.org.br/