Voluntários do Greenpeace se reúnem durante o Fórum Social Temático em Porto Alegre e demonstram que é possível o uso da energia renovável.
A caminho da Rio+20 o Greenpeace marcou presença no Fórum Social Temático, enfatizando a importância da mudança de comportamento para atingir metas ambientais que possam ser implementadas em prol do meio ambiente.
Os voluntários ficaram reunidos em um acampamento no qual foi montada uma estrutura capaz de abastecer todo o local onde estavam instalados com energia proveniente do sol. Outros comportamentos sustentáveis também foram adotados e demonstraram sucesso comparados ao que é hoje utilizado como o cozimento em “fogões solares”, uma pequena composteira para o lixo orgânico produzido, banheiro seco e mictório. Veja o vídeo do Acampamento Solar.
Desta forma, o Greenpeace deixou mais do que provado durante o Fórum que a energia renovável é a melhor alternativa para a crise energética e que esse modelo ao ser adotado mostra-se completamente viável, uma vez que também o Brasil é um país que favorece o uso de renováveis.
Energia limpa não causa destruições como Belo Monte e não coloca em risco uma população inteira como Angra I e II e nos ameaça Angra III, mesmo depois de Fukushima e Chernobyl. Que isso seja replicado para nos afastar cada vez mais da dependência da rede elétrica e da energia nuclear que a passos lentos vem tomando espaço.
Greenpeace