• Facebook
  • Twitter

25 de setembro de 2013

Intercâmbio Brasil-Itália


Olá galera Green,

Hoje teremos um post muito especial! Nossa queridíssima Kamyla quis compartilhar conosco a sua experiência com o Greenpeace do outro lado do mundo provando que nossa força é maior que tudo, juntos vamos conseguir tornar prioritário o bem-estar do nosso planeta.

‘’ Ciao ragazzi brasiliano,

Sou Kamyla, volunta do Greenpeace desde 2009 e estudante de Agroecologia, estou fazendo um intercâmbio aqui na Itália pelo Ciências Sem Fronteiras e venho compartilhar a experiência que estou tendo com o grupo local do Green de Bologna, cidade que estou morando. Conheci pouco o grupo, porém foi o suficiente para perceber que os clorofilados daqui são tão empenhados quanto o meu querido e amado grupo de Brasília. Aqui as pessoas são bem focadas, na Itália tem mais de 38 grupos de voluntários, as atividades são organizadas pelos próprios voluntários, o material a ser usado às vezes vem pronto e muitas vezes o próprio grupo faz, eles têm coordenações e divisões de tarefas, tem ajuda da coordenação nacional também. Os grupos trabalham com as campanhas nacionais. Aqui eles têm seis grandes campanhas que são: Salve o Clima, Defender os Mares e Oceanos, Agricultura e OGM, Livre de Substâncias Tóxicas, Fora Nuclear. Dentro destas campanhas há outras subcampanhas, como por exemplo, na de Agricultura e OGM que tem a subcampanha de Abelhas (sim, para salvar as abelhas <3 uma das que mais amei!).

Falando sobre campanhas, participei de uma bicicletada que teve no dia 15 de setembro na linda e bela Verona, o tema da bicicletada foi Salve o Ártico, demos uma volta de 10 km pela cidade com uma vista linda e maravilhosa, todos os voluntas se ajudando para que tudo ocorresse bem que todo o percurso fosse feito de forma pacífica e sem nenhum problema com o trânsito. Os voluntários estavam quase todos de branco com cartazes e balões com "Save the Arctic" muito belo. Neste dia conversei com algumas pessoas dos grupos de Bologna, Verona, Rimini e Ravenna todos muito queridos. Me falaram do quanto eles acham importante a campanha do Desmatamento Zero, que também ficaram decepcionados com o Novo Código Florestal, todos disseram que o Brasil é lindo e que temos que defender a Amazônia. Me senti muito bem, fui muito bem tratada pelo grupo! Espero que consiga participar de mais atividades e conhecer melhor o Green IT. É isso galera, saudades enormes do Brasil, mas a Itália é linda! Beijos. ‘’

Estamos todos com saudade Kamyla, estaremos esperando ansiosamente o seu retorno! Obrigada por lembrar de nós e compartilhar essa experiência maravilhosa e que tanto nos orgulha.
Beijos verdes em nome do GreenpeaceBSB =)

 









20 de setembro de 2013

Festival craques da paz


No dia 21 de setembro os voluntários do Greenpeace Brasília estarão em Goiânia no festival craques da paz, no centro de convenções Oscar niemayer, das 8h as 17h, apoiando as diversas atividades desenvolvidas por esta grande parceria com os soldados da paz (ONG responsável pelo festival). Abordaremos a campanha do Desmatamento zero. Nossa tenda estará pronta para atender todos os visitantes repleta de informações, vídeos, atividades para a criançada, pintura de camisetas (nao esqueça de levar uma camiseta branca)  é claro pessoas capacitadas para conversar, debater e mobilizar. 

O tema proposto para a data é: Meio Ambiente – Neutralização de Carbono. O Objetivo desse dia é apresentar ações propositivas de CULTURA DE PAZ contemplada em uma série de ações que permitam essa Vivência. Às 17h fará se uma mobilização para uma Caminhada pela Paz que terá sua concentração no Estacionamento do Serra Dourada com chegada no CCON onde acontecerá a gravação do Especial PAZEANDO com a Participação Especial Diva da World Music Liel Kolet. 

Voluntária: esta parceria representa muito o momento vivido por nós (Greenpeace), estamos em uma fase de buscar parcerias, de unir ações e fortalecer a causa sócio ambiental. O objetivo mais é mobilizar cada vez mais. Estamos muito felizes de poder configurar neste festival e agradecemos os parceiros. A oportunidade de transmitir, ensinar e mostrar soluções para as diversas problemáticas ambientais é o que nos move. 

5 de setembro de 2013

GOL do Meio Ambiente

Bom dia amigos verdes!
O post de hoje é algo um tanto 'esperançoso' para nós que nos preocupamos com o meio ambiente e a sustentabilidade no nosso planeta.Trata-se de uma empresa(GOL - Linhas Aéreas) cuja responsabilidade ambiental tende a aumentar cada dia mais e esperamos que tantas outras tenham essa mudança e tornem prioridade essa conscientização.
O cuidado com o meio ambiente permeia o dia a dia da GOL e o Centro de Manutenção no aeroporto de Confins reúne diversas iniciativas da companhia nesse sentido.O complexo conta com uma avançada estação de tratamento de efluentes, onde os resíduos são tratados e recebem a destinação prevista pelas melhores práticas mundiais.O gerenciamento tem como foco a redução da quantidade de detritos gerada, o reuso, a reciclagem e o combate ao desperdício.
''Conseguimos reduzir o consumo de água na lavagem de aviões de 1.000 para 100 litros.A quantidade poupada é suficiente para abastecer diariamente uma família composta de dois adultos e duas crianças'', afirmar o comandante Adalberto Bogsan (Vice-Presidente técnico da GOL).
A empresa tem a mesma preocupação com os fornecedores, a companhia conta com uma auditoria técnida para fiscalizá-los e , criteriosa, rejeita produtos que não atendam aos parâmetros de proteção ambiental.

Rotina verde: Alguns exemplos de atuação ambiental 
Água - A estação de tratamento de Efluentes Químicos(ETE) localizada em Confins recebe água de lavagem de aeronaves, peças, piso, pias de mão do dept. de manutenção e do posto médico local.Após o tratamento a água pode ser reutilizada dentro do próprio centro de manutenção.
Óleos e outros efluentes - Fluidos como óleos ou graxa provenientes das lavagens de aviões são separados e enviados para a Estação de Tratamento de Efluentes Industriais(ETEI). O tratamento é realizado internamente por colaboradores da GOL que utilizam um processo físico-químico antes de lançar os resíduos na rede de esgoto.

Percebemos que com o passar do tempo as empresas estão se tornando mais sustentáveis e dando maior importância ao nosso meio ambiente. A tendência é aumentar essa responsabilidade ambiental e implementar a conscientização cada vez mais nas organizações desde Micro à Multinacionais. Vamos continuar propagando essa ideia até se tornar universal!
Faça a sua parte.

Até o próximo post :)