• Facebook
  • Twitter

2 de agosto de 2013

Mobilidade Urbana

Curiosidade: Todo dia, uma população igual a do Uruguai se desloca da zona leste de São Paulo rumo ao centro da cidade e olha que estamos falando apenas de uma região! Ao todo, são nada menos que 20 milhões de pessoas circulando no maior município do Brasil. Por isso, demorar uma hora e meia para chegar a casa ou ao trabalho, num percurso que levaria 20 minutos, não espanta mais ninguém. Mas cansa! A média é de três horas diárias perdidas no trânsito, 60 por mês, 720 por ano - o que equivale a um mês inteiro dentro do carro ou do ônibus! E esse problema não é só de São Paulo - Rio de Janeiro, Curitiba e Brasília seguem o mesmo caminho.
Nos países desenvolvidos, as pessoas utilizam o transporte público porque ele é confortável, pontual e seguro. Já o Brasil ainda privilegia investimentos no transporte individual, em detrimento do coletivo, que leva mais gente num espaço menor e com menos impacto ambiental. Superpopulosas, as maiores cidades europeias e americanas já estariam paradas se não priorizassem soluções de mobilidade. "Paris, Londres e Nova York - cada uma tem mais de 400 quilômetros de linhas de metrô, enquanto São Paulo, que precisaria de 600, soma 76". Em Nova York, foram construídos 450 quilômetros de ciclovias e 50 de corredores de ônibus só nos últimos cinco anos. São bons exemplos a serem seguidos!
Aqui no Brasil foi implantada a Política Nacional de Mobilidade Urbana (Lei 12.587) que obriga as cidades com mais de 20 mil habitantes a fazer um plano de mobilidade urbana até janeiro de 2015.
Enquanto esses planos não ficam ‘prontos’ nós pertencentes a sociedade podemos dar um empurrãozinho nessa trajetória. Como?
- É importante que a população participe das discussões, que se aproprie do conteúdo desses programas e que cobre a sua efetiva aplicação.
- Incentivar o uso da bicicleta , Se você morar perto do trabalho que tal caminhar até ele? além de economizar, um ponto positivo é o bem-estar da sua saúde e deixar o sedentarismo de lado. Outra ideia boa também é organizar a ‘Carona solidária’.


Vamos ficar atentos à repercussão do plano de mobilidade da nossa cidade, melhorar a consciência das pessoas a nossa volta para cuidar cada vez mais do nosso planeta! 

Até a próxima galera verde :)

Fonte: (mdemulher.abril.com.br)

Nenhum comentário:

Postar um comentário