Assim mesmo como diz a origem da palavra educação, educar
de educare e educere= extrair de. Qual seja despertar no outro aquilo que já
existe dentro dele, extrair seus valores bons. O que contrapõe o que a educação
tradicional provoca em uma tentativa sem sucesso, empurrando valores para seus
alunos ao contrário de extrair o que potencialmente existe neles.
O verdadeiro educador é aquele que com a sua própria
história de vida, demonstrada em práticas diárias no ensino, irradia valores
que são capazes de serem despertados nos seus educandos. Os alunos ficam
tentados a exporem o que há potencialmente neles na convivência, se
transformando na ponte para o nascimento de uma nova sociedade.
E é isto o que o
Greenpeace intenciona a partir do Projeto Escola. Extrair valores de proteção
ao planeta. Para que o nascimento dessa nova sociedade marque um novo tempo de
início de mudança.
Qual protegendo a biodiversidade em todas as suas formas,
bem como cuidar dos oceanos, solos, água e ar. E ainda objetivos mais fortes
como o de tornar a nossa matriz energética mais limpa, a partir do uso de
energias renováveis (solar, eólica, biomassa, maremotriz). Com isto abolir de
vez as ameaças nucleares e promover a paz.
Acreditando nisso, os voluntários do Greenpeace Brasília
se reuniram e trabalharam com algumas tecnologias verdes (como o aquecedor e o
forno solar, produzidos com material reciclado), a fim de educar as novas
gerações, para a formação de uma sociedade mais consciente e um mundo mais
verde.
Essa demonstração das tecnologias verdes que podem
substituir as que vêm poluindo e destruindo o nosso ambiente, estarão no
Projeto Escola no Colégio Marista, neste sábado, dia 30. Além disso, ocorrerão
outras atividades com o mesmo intuito de despertar a consciência ambiental
dessa geração, pensando nas gerações futuras.
Fotos: Forno solar e aquecedor solar sendo finalizados para o Projeto Escola.
Por Sheila Lopes.
Se junte a nós e seja um voluntário do Greenpeace. Entre no nosso site e saiba mais:
Nenhum comentário:
Postar um comentário