• Facebook
  • Twitter

12 de junho de 2012

Rainbow Warrior III, o grande Guerreiro


O Rainbow Warrior III continua pelo Brasil, agora rumo ao Rio de Janeiro. Esse guerreiro em cada lugar que passou deixou um pouco de esperança de um mundo mais verde e sustentável para todas as gerações. Milhares de pessoas foram conhecer e fazer parte da história desse navio. Caminhamos para a Rio+20 e o Greenpeace está na luta por uma matriz energética limpa e renovável e pelo Desmatamento Zero.
Esse navio em cada detalhe foi pensado para ter o mínimo de impacto possível no meio ambiente. Desde o formato e posição do mastro e velas para aproveitar melhor os ventos, usando o seu motor somente em condições climáticas desfavoráveis e em ações que exijam a sua potência máxima. E sua inovação em tecnologia verde vai além. Até mesmo na pintura com tinta livre de substâncias tóxicas. O seu casco foi criado para gerar menos atrito possível, fazendo um menor uso de energia para propulsão, isto é, utilizando menos combustível e consequentemente contribuindo para a diminuição de gases poluentes. No navio também há um sistema de aproveitamento de água e dos resíduos gerados.
 Isto porque acreditamos que podemos mudar a relação com a natureza. Não é necessário degradar para desenvolver e nem parar de desenvolver para não destruir. É preciso a mudança, o desenvolver sustentavelmente. Pensar em cada detalhe que pode ser melhorado para causar menos impacto, assim como foi criado o Rainbow Warrior III.
 E nós também podemos fazer a nossa rotina dessa forma, melhorando até as pequenas ações, que juntas produzem um grande resultado tornando possível  conservar a natureza.


Por Sheila Lopes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário